A Casa Sequeira é composta por dois volumes sobrepostos, com a piscina posicionada ao lado direito, voltada para o sentido dos ventos predominantes, o que ajuda a reduzir a temperatura interna da residência.
No volume térreo, estão localizados os ambientes sociais e de serviço, incluindo a sala de estar integrada à cozinha social, churrasqueira, cozinha de serviço, lavanderia, depósitos, e o alojamento para funcionários. A suíte de hóspedes também ocupa o térreo, garantindo privacidade aos visitantes. Este andar ainda conta com estacionamento e áreas técnicas.
No volume superior, encontram-se três suítes, um gabinete, copa de apoio, rouparia e lavanderia de apoio, atendendo às necessidades de conforto e praticidade dos moradores.
A sala possui vedações móveis em vidro, que permitem o fechamento do ambiente para climatização ou a abertura total das portas, integrando a sala com a churrasqueira, piscina, jardins e as áreas externas.
O projeto inclui um amplo jardim que circunda a casa e conecta os dois volumes, criando uma continuidade visual e funcional com os espaços internos. O paisagismo foi projetado pela arquiteta Flávia Tiraboschi, que cuidou para que o jardim complementasse a composição arquitetônica da residência.
A Casa Sequeira oferece uma distribuição de espaços eficiente, aproveitando as condições climáticas e o terreno para criar um ambiente funcional e confortável.
- Autores: Livre arquitetura: Ari Tomaz, Pablo Valo e Luis Guedes.
- Belém-PA, 2019










