O projeto consiste na readequação de uma casa antiga em uma padaria totalizando 240m² de área construída. Como estratégia de restauro, optou-se por preservar a fachada antiga e demarcar a área da nova intervenção em uma caixa com a cor laranja. Assim, o projeto consiste em dois volumes que se reproduzem tanto no interior quanto no exterior.

O volume de cor forte abriga os locais de produção: confeitaria, padaria e cozinha. A área antiga, em branco, consiste no setor destinado aos usuários da padaria. A confeitaria, na entrada da edificação, confere maior visibilidade para a sua produção de doces finos. Os banheiros utilizam revestimento único de pastilha cerâmica no teto, paredes e piso, assentadas em paginação com peças inteiras.

Os objetos de design foram projetados de forma exclusiva, com o objetivo de reforçar a identidade da marca: os bancos em mosaico de azulejos aludem à localização das lojas do grupo por meio de grafismos de mapas; os móveis de exposição e o jardim suspenso.

O paisagismo foi implementado priorizando o uso de plantas brasileiras que, em nossa leitura, remetem ao ambiente natural amazônico, por seu porte e estrutura de folhas. Foi, ainda, construída uma horta para o consumo do estabelecimento.

Autores: Livre arquitetura: Ari Tomaz, Pablo Valo e Luis Guedes.
Colaboradores: Renata Godinho
Fotos: Manuel Sá
Belém-PA, 2020.

Rolar para cima